Sem categoria

Vivências que transformam

Por Mundoo Mundoo

“Foi sentado no deck de um barco rumo à uma ilha na Tailândia, ao som de The XX, que veio a inspiração para o início de um projeto que buscaria resignificar minha vida e trazer uma nova maneira de se fazer ecoturismo e viagens de aventura: mais pessoal e humana, com respeito à natureza e às comunidades locais, com segurança e que valoriza o nosso espírito explorador .”

Marcelo Pontes, o filho caçula do Zé, é um aventureiro apaixonado por esportes ao ar livre e pelas belezas naturais que existem nesse Brasilzão. Ex-economista formado pela USP, após 7 anos trabalhando com finanças e fundos de investimento deixou de lado sua carreira para construir uma nova trajetória que se aproximasse mais dos principais valores que guiam sua vida.

Desde 2015, Marcelo acumulou experiências na organização de viagens em grupos para agências de turismo de luxo e como anfitrião em viagens de aventura e retiros de yoga. No mesmo ano, criou a Ravenala Viagens, operadora que organiza vivências na natureza e aventuras em pequenos grupos entre São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, em destinos surpreendentes e pouco explorados.

Conhecer para respeitar e preservar

 

As experiências da Ravenala proporcionam transformação pessoal, preservação do meio ambiente e cultura das comunidades locais. “Eu acredito que nós somos a primeira geração a sentir os efeitos das mudanças climáticas e a última que pode fazer algo a respeito. Conectar as pessoas à natureza com atividade física ao ar livre, além do bem-estar físico e mental que gera, aumenta a consciência ambiental quanto à importância de sua preservação. Tudo isso me traz grande propósito para o que eu faço, e tudo flui com naturalidade.”

Desconectar para se conectar

Cada pessoa tem um motivo diferente para buscar as caminhadas em meio a natureza. Conexão consigo mesmo, se desligar da rotina estressante das cidades, conhecer gente com interesses em comum, sair da zona de conforto, um desafio físico. A energia vibrante e a conexão entre as pessoas após a caminhada é notável. “Já tive vários relatos de que determinada experiência transformou a vida da pessoa, que a inspirou para estar viver mais próximo da natureza, praticar mais atividade física ou até mudar de trabalho.”

Se interessou? Veja as próximas caminhadas da Ravenala aqui.

Texto: Marcelo Pontes