Sem categoria

A fotografia como ferramenta de aproximação

Por Mundoo Mundoo

Traços. Luz. Sombra. Cores – ou a falta delas. Congelar um pedaço da realidade num papel ou em uma tela. A fotografia é uma ferramenta de aproximação – com pessoas, com você mesmo, com a paisagem e com a vida, num geral. A fotografia é uma ferramenta de aproximação com tudo aquilo que você escolha fotografar. É preciso treinar o olhar.

Criar e consumir imagens é uma forte característica da sociedade hoje em dia. Em feeds eternos das redes sociais, foto após foto após ilustração após vídeos após gráficos. O dedo toca a tela freneticamente para curtir publicação que, algumas vezes, sequer assimilou. Mas, para corpos distantes, são essas imagens que inundam os perfis na internet que tornam vida mais próxima. Eram, antes, os álbuns de fotografia que aproximavam as pessoas de suas memórias.

Quando é você que está por trás da câmera – tirando a foto, capturando uma imagem, guardando uma fração de segundo -, o olhar deve ser atento. Para se compreender a imagem a ser capturada pela máquina, antes é necessário que esta seja capturada pelo olhar do fotógrafo. A poética, o significado e a sensibilidade das imagens é desvendada pela pessoa atrás da máquina. 

É pensando em como aproximar o fotógrafo do seu objeto de fotografia que Victor Affaro realiza o Workshop “A fotografia como ferramenta de aproximação”.  Trabalhando na área há 20 anos, ele publicou nos mais importantes veículos do mundo como NY Times, Vogue, Monocle, Time Magazine, entre outras. Por meio de seus retratos, aproximou os leitores daqueles personagens que fotografou. 

Para isso, desenvolveu um olhar que revela narrativas a partir de pessoas e lugares, que captura as histórias por trás de suas imagens. E é isso que pretende passar para aqueles interessados em suas aulas. 

Para saber mais do workshop, clique aqui e visite o site da Mundoo.